Foram muitas as alterações feitas na ISO 9001 versão 2015, fizemos um pequeno resumo para listar as 12 principais alterações presentes na norma:
1– Anexo SL – estrutura feita para padronizar todas as normas de sistemas de gestão da família ISO.
2– Revisão dos princípios de Gestão da Qualidade.
3– Inclusão de novos conceitos que já são utilizados em algumas organizações, tais como: abordagem de risco, gestão de conhecimento organizacional, gestão da mudança, análise do contexto organizacional, entre outros.
4– Substituição de alguns termos, tais como “produtos” por “produtos e serviços”. O foco não está mais apenas nos produtos, mas também nos serviços. A norma aumenta dessa forma sua aplicabilidade para empresas de vários setores.
5– Exclusão da obrigatoriedade da existência de um Manual da Qualidade.
6– Exclusão da necessidade de um Representante da Direção.
7– Nova postura das lideranças.
8– Introdução do requisito “Contexto da Organização” e seus subitens.
9– Revisão de vários requisitos, tornando-os de maior aplicabilidade.
10– Revisão do requisito “Aquisição”: passou a ser denominado “Controle de processos, produtos e serviços providos externamente” e agora abrange todas as formas de fornecimento externo.
11– Eliminação do requisito Ação Preventiva (o sistema todo é uma forma de agir preventivamente, ainda mais com a inclusão de abordagem de risco).
12– Exclusão dos termos “Documentos” e “Registros”: foram substituídos pelo termo “Informação Documentada”.
*Ressaltamos que este é apenas um resumo de forma simplificada com intuito de mostrar as principais mudanças na norma, sendo que este conteúdo não possui detalhes de todas as alterações na norma. É importante que seja feita uma analise critica da norma completa para compreender corretamente todas as alterações.