O documento oficial da norma diz:
Item 4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
“Devido ao seu efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, a organização deve determinar:
a) as partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade;”.
Para realizar o Gerenciamento das Partes Interessadas de acordo com a NBR ISO 9001:2015 é preciso, primeiro, definir quem são as partes interessadas.
Quem são as partes interessadas?
A ISO versão 2015, pede para que a organização defina suas partes interessadas, a fim de promover a melhoria continua no relacionamento entre as partes.
As partes interessadas são todas as pessoas que realmente importam para a sua organização. São as pessoas na qual você deve buscar entender, ouvir e tomar decisões na busca de corresponder as suas necessidades.
Dentro do seu contexto organizacional, deve-se, analisar o que é oportuno para se fazer ou não fazer, de acordo com suas oportunidades e riscos, e empenhando-se para manter o melhor relacionamento possível entre as partes primordiais inseridas no seu mercado.
Exemplo de uso com Software PortalISO.Com:
Neste exemplo, foi determinado e listado quais são as Partes Interessadas que são pertinentes no nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Essa listagem é um exemplo, que foi feito utilizando uma SuperTabela.
(Exemplo de SuperTabela com informações sobre Partes Interessadas de um sistema SGQ)
Neste exemplo, essa SuperTabela está nomeada como “Partes Interessadas” e ela lista todos os interessados do SGQ.